As madeiras da orquestra são instrumentos de sopro com em bocadura ou corpo em madeira, com um timbre suave, a flauta transversal é o único instrumento com o corpo em metal que faz parte desta família, devido ao seu timbre. Os instrumentos deste grupo são: a flauta, o oboé, o clarinete e o fagote.
A flauta é de metal com tubo aberto, chamada de flauta transversal, dotada de orifícios obturados que determina o comprimento da coluna de ar posta em vibração pelos lá bios do executante, a flauta não utiliza palheta. Da mesma família da flauta, temos o flautim ou piccolo, com som mais agudo.
A palheta é um pedaço de cana que o instrumen tista coloca na embocadura do seu instrumento. O músico sopra no instrumento, a palheta vibra e o som é produzido.
O oboé é feito de madeira com palheta dupla, e timbre se melhante ao clarinete, mas levemente nasal, da mesma fa mília só que maior e com som mais grave é o corne inglês. O oboé é o responsável pela afinação da orquestra. Antes do concerto começar o oboísta toca a nota Lá e todos os músicos afinam de acordo com o Lá do oboé.
O clarinete é feito de madeira ou metal de tubo cilíndrico e dotado de palheta simples, da mesma família do clarinete temos o clarinete menor e mais agudo, chamado requinta, e outro maior e mais grave, o clarone ou clarinete baixo.
O fagote é feito de madeira com tubo cônico, longo e dobra do, de palheta dupla e som grave, do corpo do instrumento sai um “s” de metal, onde está a palheta, da mesma família do fagote com som mais grave e maior, temos o contrafagote.
Um instrumento pouco utilizado na orquestra, é o saxofone, pos sui palheta, embora de metal, pertence ao grupo das madeiras.
Metais é o nome dado aos instrumentos de sopro cujo método de ativação é a vibração dos lábios em contato direto com o bocal do instrumento, não possuem palheta. Os instrumen tos de metal são longos tubos de comprimentos e espessuras diferenciados para que possam emitir um som diferenciado ao serem soprados. Em uma das extremidades fica o bocal e na outra a campânula, e os longos tubos são enrolados de modo a facilitar o manuseio do instrumento pelo músico. O material utilizado na confecção desses instrumentos era inicialmente latão ou bronze, mas hoje em dia eles são produzidos a partir de uma liga metálica. A Família dos metais é composta por trompa, trompete, trombone e tuba.
A trompa é um instrumento de sopro feito de metal, con siste num tubo metálico, ligeiramente cônico, com um bocal numa das extremidades e uma campânula na outra, enro lado várias vezes sobre si mesmo como uma mangueira, e munido de três ou quatro chaves, de acordo com o modelo. O timbre da trompa é o mais rico em harmônicos, asseme lhando-se muito à voz humana.
O trompete é feito de metal e embocadura de bocal, tubo ci líndrico alongado que termina em pavilhão cônico. O usado na orquestra é o de pistons, de construção análoga à trompa.
O trombone é feito de metal e embocadura de bocal, trom bone de vara com tubo longo e cilíndrico, recurvado sobre si mesmo em 2/3 do seu comprimento, com dois tubos en caixados um no outro que funcionam como êmbolo. Possui som grave.
A tuba é o maior dos instrumentos de metais, timbre solene e sonoridade ampla no extremo grave.
As cordas desempenham o papel mais importante na maior parte das músicas e são colocadas na frente da orquestra, mais da metade dos membros de uma orquestra são instrumentistas de cordas. O naipe das cordas é constituído por violinos, violas, violoncelos, contrabaixos e harpa. Todos são instrumentos de quatro cordas, exceto a harpa que possui um número bem maior de cordas. Eles produzem os seus sons exatamente da mesma maneira: com um arco ou com as pontas dos dedos – dedilhando as cordas.
O arco é uma vareta de madeira ao longo da qual são esticados mais de 200 fios de crina de cavalo, e antes que o arco possa ser usado é necessário passar uma resina na crina, chamado Breu, para uma maior aderência desta às cordas.
Os violinos são divididos em dois grupos: primeiros violinos e segundos violinos. O principal dos primeiros violinos é designado como solista não só de toda a seção de cordas mas de toda a orquestra, subordinado unicamente ao maestro, esse violinista é denominado spalla, é ele que comanda a afinação da orquestra.
A viola, é um instrumento muito parecido com o violino, só que um pouco maior e com o som mais grave.
O violoncelo tem o som ainda mais grave do que a viola, e é preso ao solo por uma ponta de ferro chamada espigão.
O contrabaixo pode ter cinco cordas, e é o maior e mais grave instrumento da orquestra, ele pode ser tocado com arco, ou tocado com a ponta dos dedos pizzicato. Os contrabaixos dão profundidade e ressonância ao naipe das cordas.
A harpa é sempre dedilhada, e possui 47 cordas com cores diferentes.
A percussão encontra-se atrás de todos os naipes, na parte mais elevada da plataforma, que inclui tambores, pratos e tudo o que possa ser percutido, agitado e batido. A percussão é por vezes apelidada de “a cozinha da orquestra”, devido ao barulho excessivo que pode produzir quando necessário. Embora este naipe tenha uma grande variedade de instrumentos em relação aos outros naipes da orquestra, os instrumentos de percussão são distribuídos entre poucos instrumentistas.
A percussão e os teclados dão vitalidade rítmica e impulso à orquestra. Dividem-se em duas categorias: os de som determinado e os de som indeterminado.
Som determinado: podem ser afinados e conseguem tocar uma melodia, são tímpanos, xilofone, vibrafone, marimba, glockenspiel, entre outros.
Som indeterminado:servem para tocar ritmos, são triângulo, castanholas, pratos, pandeiro, gongo, entre outros.
Os principais instrumentos de percussão são: tímpanos, xi lofone, vibrafone, marimba, glockenspiel, carrilhão, pandei ro, triângulo, tambor, atabaque, chocalho, bloco de madeira, tam-tam, bombo, caixa clara, pratos, celesta, castanholas, gongo, maracas, etc.
Quanto aos teclados, surge o piano criado por Bartolomeo Crisktofori, a partir do cravo, em Florença, no século XVIII. Também a celesta que dispõe de placas metálicas. é per cutida por martelos. O piano não é necessariamente ins trumento de orquestras. Excepcionalmente, conforme as exigências de algumas partituras, comparece com robusta percussão, tida exclusiva.
Tímpanos, triângulo, caixas, bombo, pratos,gongo, etc.
É a pessoa que dirige a orquestra, banda ou outro conjunto musical e também é chamado de maestro ou maestrina. É o profissional mais importante na orquestra, pois é o responsável pela interpretação das músicas. Ele define a velocidade (rápida ou lenta) e dinâmica (forte ou suave) da música por meio de sinais dirigidos aos músicos através de expressões. O mesmo dirige a orquestra em um tablado chamado pó dio usando as mãos ou batuta (bastão fino e leve que mede uns 50 cm de comprimento, anti gamente era um cajado).